Exercícios de Geografia sobre a Austrália - com gabarito
Exercícios de Geografia sobre a Austrália - com gabarito
Questão 01 - UFRGS 2012 - Considere as seguintes afirmações sobre a Austrália.
I - A Austrália não recebe fluxos migratórios significativos, apesar de ser considerado um país industrializado.
II - O subsolo da Austrália é rico em reservas minerais, entre as quais se destacam o ouro, o carvão mineral, o níquel e a bauxita.
III - O setor terciário, que representa cerca de 70% da economia do país, vem se consolidando pela prestação de serviços qualificados e pelo desenvolvimento de tecnologia de ponta. Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.
Questão 02 - UEM-Vestibular 2/2004 - Identifique o que for correto sobre os aspectos geográficos da Austrália.
01) A ilha da Tasmânia e o arquipélago da Nova Zelândia são unidades administrativas da Austrália.
02) A grande distância física da Austrália com relação às regiões desenvolvidas do globo, como a Europa Ocidental, a América Anglo-saxônica e o Japão, impediu a sua inserção no grupo das nações desenvolvidas.
04) O interior da Austrália pode ser considerado um vazio demográfico, devido à predominância de climas áridos e semi-áridos.
08) A cordilheira Australiana, paralela à costa oriental, barra os ventos úmidos oceânicos, concorrendo para a formação das savanas, das estepes e dos desertos.
16) A pecuária, principalmente de ovinos, faz da Austrália um dos mais importantes países exportadores de lã.
32) Os principais centros urbanos australianos, como Sydney, Camberra e Melbourne, localizam-se na região Sudeste, sob o domínio de climas temperados.
Questão 03 - UFU - 2004 - Considere o texto abaixo. Seu território apresenta na porção costeira leste e sudeste suas maiores aglomerações urbanas. As elevações mais significativas, com importantes reservas de cartão mineral, correm paralelas à planície costeira oriental, interpondo-se às massas de ar úmidas e concentrando a precipitação nestas planícies. Os ventos secos que ultrapassam esta barreira vão para a região central, onde em grandes planícies desenvolve-se a pecuária bovina e ovina. Para o oeste encontram-se grandes formações desérticas de areia e pedra. O extremo ocidental deste país tem uma cobertura vegetal do tipo savana-estepe, com pequena densidade demográfica. Esta descrição refere-se à
a) Argélia.
b) Argentina.
c) Austrália.
d) Armênia.
Questão 04 - MACKENZIE - 1999 - É característica do relevo da área destacada no mapa da Austrália a seguir:
a) Planalto cristalino de baixa altitude e formas onduladas
b) Dobramento antigo onde localizam-se as maiores altitudes do país
c) Planície aluvional com colinas e ondulações suaves
d) Dobramentos recentes com grande altitude
e) Planaltos sedimentares com formas tabulares
Questão 05 - CESGRANRIO 1997 - A posição da Austrália, em relação às rotas de navegação, foi um dos motivos que retardou a incorporação de seu território ao horizonte geográfico europeu. Sua ocupação só viria a ocorrer de modo efetivo a partir do século XVIII, e seria marcada pela influência de fatores naturais, o que pode ser constatado pela:
a) descoberta de jazidas de ouro que atraíram milhares de imigrantes a partir de 1850.
b) existência de forte atividade madeireira, nas áreas de vastas florestas de coníferas, na porção oeste do país.
c) implantação de lavouras de exportação de cana-de-açúcar e cacau, devido à abundância de água, em todo o território.
d) ocorrência, no centro do país, de solos tropicais de alto potencial de aproveitamento para o cultivo de trigo.
e) característica montanhosa do relevo, o que impediu a integração da rede de transportes no sentido norte-sul.
Questão 06 - Relacione as características do meio natural da Austrália ao desenvolvimento da agropecuária naquele país.
Questão 07 - Qual foi a importância da mineração para o processo de industrialização ocorrido na Austrália?
a) Onde se encontram as maiores cidades do país? Por que?
b) Onde se encontra o relevo mais acidentado do país? Por que?
c) Caracterize as condições climáticas e socioeconômicas do centro-oeste australiano.
01 - D
02 - Resposta: 60 (32-16-08-04)
03 - C
04 - B
05 - A
06 - A Austrália apresenta grandes extensões de áreas desérticas e semiáridas. Nas áreas de clima semiárido é desenvolvida, predominantemente, a pecuária, destacando-se a produção de ovinos.
07 - A mineração se desenvolveu expressivamente na Austrália em razão, principalmente, da abundância de matéria-prima. A expansão dessa atividade impulsionou o processo de industrialização do país, dando origem a um parque industrial bastante diversificado.
08 -
a) Na porção costeira leste e sudeste, os índices pluviométricos são maiores, os solos são mais férteis e as temperaturas mais amenas. Além do clima mais favorável, esse litoral foi a primeira parte da Austrália a ser efetivamente colonizada pelos ingleses, graças em parte às magníficas condições naturais do porto de Sydney.
b) As maiores montanhas do país estendem-se paralelamente à costa sudeste. Apesar de registrarem altitudes relativamente grandes, essas formações são maciços antigos. A ausência de dobramentos recentes deve-se à posição central da Austrália na placa tectônica Indo-australiana.
c) No centro-oeste predominam os ventos secos, do Trópico de Câncer para os litorais norte e sul, empurrando a umidade marinha para longe do interior. O relevo plano coberto de gramíneas favorece a prática da pecuária bovina e ovina. Essa paisagem é intercalada por extensos desertos pedregosos e arenosos, onde sobrevive boa parte da população aborígene. Na faixa litorânea do extremo ocidental, as chuvas um pouco mais expressivas favorecem uma cobertura vegetal do tipo savana-estepe. A densidade populacional é baixa.
Comentários
Postar um comentário