Transportes – Exercícios
01. (OSEC) Qual é o maior corredor de exportação do Brasil?
02. (MACKENZIE) O Projeto Radam, entre outras coisas, tem mostrado a grande riqueza florestal da Amazônia. O seu aproveitamento econômico pela indústria madeireira é principalmente dificultado:
a) pela heterogeneidade e dispersão das espécies arbóreas;
b) pelas inundações das várzeas;
c) pelas dificuldades de circulação;
d) pela má qualidade das madeiras.
e) n.d.a.
b) pelas inundações das várzeas;
c) pelas dificuldades de circulação;
d) pela má qualidade das madeiras.
e) n.d.a.
03. (UNIMEP) Segundo o valor das exportações, os principais portos do Brasil são, respectivamente:
a) Santos, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
b) Rio de Janeiro, Santos e Recife.
c) Santos, Rio de Janeiro e Salvador.
d) Rio de Janeiro, Santos e Vitória.
e) Santos, Paranaguá e Vitória.
b) Rio de Janeiro, Santos e Recife.
c) Santos, Rio de Janeiro e Salvador.
d) Rio de Janeiro, Santos e Vitória.
e) Santos, Paranaguá e Vitória.
04. (PUCC) A linha principal da Ferrovia do Aço destina-se a ligar:
a) Belo Horizonte ao Rio de Janeiro.
b) São Paulo ao Rio de Janeiro.
c) Belo Horizonte ao Espírito Santo.
d) Belo Horizonte a São Paulo.
e) Brasília a Belo Horizonte.
b) São Paulo ao Rio de Janeiro.
c) Belo Horizonte ao Espírito Santo.
d) Belo Horizonte a São Paulo.
e) Brasília a Belo Horizonte.
Mapa para as questões 5 e 6
05. As setas I, II e III indicam, respectivamente, importações brasileiras de:
a) laticínios, cobre e estanho.
b) cobre, trigo e petróleo.
c) estanho, petróleo e laticínios.
d) petróleo, cobre e trigo.
e) trigo, laticínio e cobre.
b) cobre, trigo e petróleo.
c) estanho, petróleo e laticínios.
d) petróleo, cobre e trigo.
e) trigo, laticínio e cobre.
06. Os principais portos de exportação de minérios no Brasil são:
a) São Luis – Itaqui e Vitória – Tubarão.
b) Paranaguá e Santos.
c) São Luis – Itaqui e Rio Grande.
d) Santos e Rio Grande.
e) Vitória – Tubarão e Paranaguá.
b) Paranaguá e Santos.
c) São Luis – Itaqui e Rio Grande.
d) Santos e Rio Grande.
e) Vitória – Tubarão e Paranaguá.
07. A grande importância da Estrada de Ferro Vitória – Minas está ligada:
a) ao transporte de minério de ferro extraído do Quadrilátero Ferrífero;
b) ao escoamento da maior parte da produção agrícola de Minas Gerais;
c) à grande extensão de sua linha, permitindo a penetração ao interior de Minas Gerais;
d) ao transporte de gado proveniente do Triângulo Mineiro até os frigoríficos localizados nos grandes centros consumidores;
e) ao escoamento dos produtos oriundos do parque industrial mineiro.
b) ao escoamento da maior parte da produção agrícola de Minas Gerais;
c) à grande extensão de sua linha, permitindo a penetração ao interior de Minas Gerais;
d) ao transporte de gado proveniente do Triângulo Mineiro até os frigoríficos localizados nos grandes centros consumidores;
e) ao escoamento dos produtos oriundos do parque industrial mineiro.
08. (UNIMEP) A partir de 1860 e até 1879, houve a chamada expansão e evolução do sistema paulista de transportes. Tal evolução se deve à expansão cafeeira. Nesse sentido, os transportes que ganharam primazia foram, naturalmente:
a) os marítimos
b) os rodoviários
c) as ferrovias
d) os transportes aéreos
e) os transportes fluviais
b) os rodoviários
c) as ferrovias
d) os transportes aéreos
e) os transportes fluviais
09. (PUC) Relacione os portos de Santos, Paranaguá, Rio Grande, Tubarão e Areia Branca, respectivamente, com os principais produtos exportados:
a) café, algodão, soja, manganês e sal;
b) manufaturados, soja, carne, ferro e sal;
c) café, manufaturados, soja, ferro e sisal;
d) manufaturados, madeira, fumo, ferro e açúcar;
e) banana, carne, manganês, manufaturados e sal.
b) manufaturados, soja, carne, ferro e sal;
c) café, manufaturados, soja, ferro e sisal;
d) manufaturados, madeira, fumo, ferro e açúcar;
e) banana, carne, manganês, manufaturados e sal.
10. (MED. – Santos) O desenvolvimento da malha ferroviária no estado de São Paulo, voltada para o litoral, com marcante afunilamento deve-se:
a) à boa situação geográfica de Santos, que atraiu as ferrovias;
b) ao tipo de produção agrícola voltada para a exportação implantada no Estado;
c) à situação geográfica da capital paulista, próxima ao litoral;
d) aos problemas geográficos representados pela movimentação orogênica do planalto;
e) aos incentivos estatais.
b) ao tipo de produção agrícola voltada para a exportação implantada no Estado;
c) à situação geográfica da capital paulista, próxima ao litoral;
d) aos problemas geográficos representados pela movimentação orogênica do planalto;
e) aos incentivos estatais.
Leia o artigo: Meios de Transporte
Respostas:
01. Porto de Santos.
02. A | 03. E | 04. D | 05. D |
06. A | 07. A | 08. C | 09. B |
10. B |
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